quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Aparente (e enganosa) Simplicidade das Políticas Públicas.

Heitor Battaggia

Quando a disciplina Políticas Públicas apareceu, veio de mãos dadas com sua irmã Políticas Públicas Comparadas. Comparar situações de países distintos é uma maneira sábia que cientistas e políticos encontraram para levantar hipóteses e procurar soluções para problemas que têm que resolver no dia-a-dia. Entretanto há um risco em comparar Políticas Públicas em locais e países diferentes. Esse risco é não levar em conta as peculiaridades de cada sociedade.

Uma das comparações mais frequentes é entre as políticas públicas de educação do Brasil e da Coreia. Os dois países estavam no mesmo patamar de desenvolvimento econômico no final dos anos 1960, com renda ou PIB per capita equivalentes e hoje a renda coreana é muito maior do que a brasileira, diferença ocasionada pelo desenvolvimento correto da política pública de educação coreana.

Antecipo desde já que não conheço nada da sociedade coreana, mas esse artigo não é de análise da educação da Coreia, mas de condições sociais para desenvolvimento de Políticas Públicas. Mas vamos lá.

A sociedade coreana, me parece, é muito mais homogênea do que a brasileira. Por homogênea, entende-se com menos diferenças de origem e menos preconceito. A sociedade coreana, me parece, tem um padrão de exigência de qualidade, de desempenho, de compromisso e de resultados, em tudo, muito maior do que o brasileiro.

Nessas condições, o alto investimento em educação deu resultado expressivo. Quero ressaltar que sou favorável ao investimento na área de educação no Brasil. Quero os 10% do PIB para educação pública (LDB que está no Congresso para ser votada) e quero também que os royalties do pré-sal irriguem a educação, mas só dinheiro não basta. Corremos o risco, no Brasil, da educação vir a ser um novo sistema judiciário: cara e ruim.

Voltaremos a isso muitas outras vezes.

p.s. Um outro dado que podemos usar é que tem muito mais coreano no Brasil do que brasileiro na Coreia. Não sei bem o que isso significa, mas serve para pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário